07 (sete) fatos sobre a ansiedade

Quando o assunto é ansiedade, é comum recordarmos episódios de desconforto, noites sem dormir e sensações como dor no peito, desconforto abdominal e angústia. Todos esses são sintomas característicos da ansiedade.

O número de pessoas que relatam esses sintomas tem crescido, gerando dúvidas e inquietações generalizadas. Quanto às dúvidas sobre esse problema, são inúmeras. É por isso que elaboramos uma lista de fatos para esclarecer as muitas perguntas que surgem.

Fato 1 – Ansiedade não é uma Doença: Contrariamente à crença popular, a ansiedade não é uma doença, mas sim uma descrição de sintomas que surgem em resposta a estímulos estressantes. Nosso cérebro reage automaticamente a diversas situações, e esse conjunto de respostas é comumente chamado de ansiedade. No entanto, quando esses sintomas prejudicam a qualidade de vida, podemos diagnosticar um Transtorno de Ansiedade, que possui vários tipos e subtipos.

Fato 2 – Desenvolvida na Infância: Os transtornos mentais, incluindo a ansiedade, muitas vezes se manifestam na infância devido à formação do intelecto, cognição e personalidade nesses anos iniciais. Muitos dos problemas associados à ansiedade resultam de respostas inadequadas a situações desafiadoras, muitas vezes originadas em experiências traumáticas durante a infância.

Fato 3 – Mulheres são mais Propensas ao Transtorno de Ansiedade: A combinação de fatores hereditários, ambientais e culturais, aliada a modificações hormonais, pode explicar a maior propensão das mulheres ao Transtorno de Ansiedade em uma proporção de 2:1. A compreensão da cultura e da biologia é crucial para a prevenção e cuidado desse problema.

Fato 4 – Não Existe Apenas um Tipo: Existem vários tipos de Transtornos de Ansiedade, cada um com características sintomáticas, intensidade e critérios diagnósticos distintos. Desde fobias específicas até ataques de pânico e ansiedade generalizada, esses transtornos podem ocorrer de maneira isolada.

Fato 5 – Problemas Físicos: Os sintomas físicos dos transtornos de ansiedade, como dores no corpo, fadiga, sudorese e outros, são respostas semelhantes às de situações estressantes. Podem ocorrer inclusive úlceras gástricas e hipertensão arterial.

Fato 6 – Terapias Comportamentais são Eficazes: Estudos comprovam a eficácia das Terapias Comportamentais, incluindo técnicas de relaxamento e manejo da ansiedade, que podem proporcionar resultados duradouros em questão de semanas.

Fato 7 – Desaprender é Possível: A ansiedade pode ser aprendida, mas também desaprendida. Aceitar o estado de ansiedade e aprender a lidar com ele facilita a implementação de mudanças na rotina, de hábitos e o domínio de técnicas que promovem o relaxamento.

Desafio você a acessar meu canal, assistir aos tutoriais e praticar as técnicas por quatro semanas. Caso não sinta melhorias, fique à vontade para comentar, e eu mesmo irei removê-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *